segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Neymar iguala Pelé em premiação da Bola de Prata

03/12/2012 10h40 atualizado em 03/12/2012 10h40


A tradicional premiação Bola de Prata, que premia os melhores jogadores do Campeonato Brasileiro segundo julgamento promovido pela revista Placar e a emissora de televisão ESPN Brasil, foi repleta de surpresas na edição de 2012, que aconteceu nessa segunda-feira. A principal delas foi a entrega do prêmio hors concours para a estrela do Santos, Neymar

Destaque do Fluminense no ano, Diego Cavalieri ficou com o prêmio na posição de goleiro e foi o primeiro a subir ao palco e receber o cobiçado troféu. Na lateral-direita, o atleticano Marcos Rocha garantiu a Bola de Prata. A zaga foi dominado por mais dois jogadores do Galo, Réver e Leonardo Silva. Fechando a defesa, Carlinhos do Fluminense também recebeu a homenagem.

Os dois volantes do Corinthians, Ralf e Paulinho foram os próximos a ser agraciados. Em seguida era a vez dos meias, em uma posição em que os veteranos dominaram as melhores notas, Ronaldinho Gaúcho e Zé Roberto venceram a disputa com outros craques consagrados como Deco, Seedorf e Juninho Pernambucano e receberam seus troféus.
No ataque, a maior das surpresas. Neymar, dono da melhor média de todo o campeonato, não foi chamado e os prêmios foram entregues a Fred do Fluminense e Lucas do São Paulo. Depois da entrega da chuteira de Ouro deartilheiro da temporada ao próprio Neymar e da Bola de Prata de artilheiro do Brasileirão a Fred, vieram as explicações. O craque santista não participou da disputa por que recebeu uma homenagem que apenas Pelé havia recebido até então. O garoto foi elevado à condição de hors concours, ou seja, não disputa mais o prêmio porque está em uma categoria muito superior aos seus adversários.

A condecoração do camisa 11 do Santos causou certa polêmica já que, em todas as edições da tradicional premiação, essa homenagem havia sido entregue apenas ao Rei do Futebol. Além disso, Pelé já era tri-campeão mundial e reconhecido como o maior jogador do mundo quando foi condecorado. Mesmo assim, as notas evidenciaram que Neymar estava mesmo muito a cima dos demais atletas. Ronaldinho Gaúcho conquistou a Bola de Ouro com uma média de 6,53 enquanto a média de Neymar ultrapassava os 7 pontos, a maior pontuação desde 1995, quando o critério passou a ser mais rigoroso.

Confira os premiados:
Goleiro: Diego Cavalieri (Fluminense)
Lateral-Direito: Marcos Rocha (Atlético-MG)
Zagueiro: Réver (Atlético-MG)
Zagueiro: Leonardo Silva (Atlético-MG)
Lateral-Esquerdo: Carlinhos (Fluminense)
Volante: Ralf (Corinthians)
Volante: Paulinho (Corinthians)
Meia: Zé Roberto (Grêmio)
Meia: Ronaldinho Gaúcho (Atlético-MG)
Atacante: Lucas (São Paulo)
Atacante: Fred (Fluminense)
Artilheiro do Brasileirão: Fred (Fluminense)
Artilheiro do Ano: Neymar (Santos)
Revelação: Bernard (Fluminense)

Melhor Jogador: Fred (Fluminense)