Publicado em 05/03/2013 - 14h27
Fonte: UOL

Os motivos que levam à popularização dessas alternativas são a queda de preços, a penetração em várias camadas sociais e também a implementação de redes 4G, que oferecem conexão mais rápida aos usuários de internet móvel.
A expectativa é que os smartphones respondam por 50,1% das vendas até o final do ano, contra 41,6% do ano passado. Essa porcentagem só aumentará com o tempo, chegando a 66,4% das vendas em 2017. A previsão global de vendas é de 918,6 milhões desses aparelhos em 2013 e de 1,5 bilhão em 2017, quando eles responderão por dois terços dos telefones móveis comercializados.
Força dos smartphones
2012
-
41,6% das vendas
|
2013
- 50,1%
das vendas
|
2014
-
55,4% das vendas
|
2015
-
60,1% das vendas
|
2016
- 63,6%
das vendas
|
2017
- 66,4%
das vendas
|
Os mercados onde os telefones inteligentes
têm mais peso são China (301,2 milhões, ou 32,8% das vendas em 2013), Estados
Unidos (137,5 milhões, ou 15% das vendas em 2013), Reino Unido (35,5 milhões,
ou 3,9% das vendas em 2013), Japão (35,2 milhões, ou 3,8% das vendas em 2013) e
Brasil (28,9 milhões, ou 3,1% das vendas em 2013). Em 2017, no Brasil, esse
número chegará a 66,3 milhões (4,4%), um crescimento de 129%.
O Brasil é apontado no estudo como um mercado onde a participação dos smartphones continuará aumentando bastante. Isso se dá por uma soma de fatores, como a isenção fiscal para aparelhos produzidos no país. "O sucesso da implantação das redes LTE [de conexão 4G] no Brasil é essencial para o crescimento do mercado", afirma a pesquisa.
O Brasil é apontado no estudo como um mercado onde a participação dos smartphones continuará aumentando bastante. Isso se dá por uma soma de fatores, como a isenção fiscal para aparelhos produzidos no país. "O sucesso da implantação das redes LTE [de conexão 4G] no Brasil é essencial para o crescimento do mercado", afirma a pesquisa.