segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Stock Car terá a mesma fornecedora de pneus da F-1 a partir de 2013

04/02/2013 18h50 atualizado em 04/02/2013 18h50

Alvo de muitas reclamações dos pilotos nos últimos tempos, os pneus da Stock Car mudarão de fornecedor a partir de 2013. Após cinco anos utilizando compostos da Goodyear, a principal categoria do automobilismo nacional vai voltar aos Pirelli. O acordo, válido inicialmente por quatro anos, foi assinado nesta terça-feira, em São Paulo, com a presença do diretor de esporte a motor da empresa, o britânico Paul Hembery. De acordo com o dirigente, a empresa produzirá compostos com a mesma tecnologia aplicada no desenvolvimento dos pneus da Fórmula 1.



- A Stock Car merece pneus à altura de sua importância, e por isso desenvolvemos um produto que tem entre 80% e 85% de seu processo de produção exatamente igual ao da Fórmula 1. Eles serão desenvolvidos em nossa fábrica em Izmit, na Turquia, e nossas principais preocupações são o controle de qualidade rigoroso e a constância no desempenho nas pistas – frisa Hembery, que cuida pessoalmente das relações da empresa com a F-1.
Outra novidade do acordo será a presença de engenheiros estrangeiros em todas as etapas da temporada – incluindo um profissional com passagem pela McLaren –, colhendo informações que poderão ser utilizadas para a evolução dos compostos de borracha. Inicialmente, serão fornecidos compostos de apenas um tipo, o duro. Porém, de acordo com a adaptação aos carros da categoria, poderá ser introduzido futuramente mais de um composto por temporada. O próprio Hembery promete acompanhar pelo menos duas corridas no Brasil, nos intervalos dos GPs de Fórmula 1.
A parceria entre a empresa italiana e a Stock Car é antiga. Desde a primeira temporada, em 1979, até 2003, a categoria utilizou pneus da marca fabricados no Brasil. Os carros foram calçados com compostos importados entre 2004 e 2006, voltando aos pneus nacionais no último ano de parceria, em 2007. Ao contrário da Fórmula 1, que trouxe emoção às corridas com pneus de duração propositalmente limitada, a Stock buscou o caminho inverso.
- Solicitamos à empresa um tipo de pneu que consiga aguentar toda a duração de uma corrida, sem uma queda brusca de performance. A categoria fará testes antes do início da temporada para que as equipes possam entender melhor o funcionamento dos pneus, e tudo será acompanhado pelos profissionais da Pirelli – esclarece Maurício Slaviero, diretor geral da empresa que organiza a categoria.
A temporada 2013 da Stock Car terá início no dia 3 de março, em Interlagos, São Paulo.