04/02/2013 18h50 atualizado em 04/02/2013 18h50
Alvo
de muitas reclamações dos pilotos nos últimos tempos, os pneus da Stock Car
mudarão de fornecedor a partir de 2013. Após cinco anos utilizando compostos da
Goodyear, a principal categoria do automobilismo nacional vai voltar aos
Pirelli. O acordo, válido inicialmente por quatro anos, foi assinado nesta
terça-feira, em São Paulo, com a presença do diretor de esporte a motor da
empresa, o britânico Paul Hembery. De acordo com o dirigente, a empresa
produzirá compostos com a mesma tecnologia aplicada no desenvolvimento dos
pneus da Fórmula 1.

- A Stock Car merece pneus à altura de sua
importância, e por isso desenvolvemos um produto que tem entre 80% e 85% de seu
processo de produção exatamente igual ao da Fórmula 1. Eles serão desenvolvidos
em nossa fábrica em Izmit, na Turquia, e nossas principais preocupações são o
controle de qualidade rigoroso e a constância no desempenho nas pistas – frisa
Hembery, que cuida pessoalmente das relações da empresa com a F-1.
Outra novidade do acordo será a presença de
engenheiros estrangeiros em todas as etapas da temporada – incluindo um
profissional com passagem pela McLaren –, colhendo informações que poderão ser
utilizadas para a evolução dos compostos de borracha. Inicialmente, serão
fornecidos compostos de apenas um tipo, o duro. Porém, de acordo com a
adaptação aos carros da categoria, poderá ser introduzido futuramente mais de
um composto por temporada. O próprio Hembery promete acompanhar pelo menos duas
corridas no Brasil, nos intervalos dos GPs de Fórmula 1.
A parceria entre a empresa italiana e a Stock
Car é antiga. Desde a primeira temporada, em 1979, até 2003, a categoria
utilizou pneus da marca fabricados no Brasil. Os carros foram calçados com
compostos importados entre 2004 e 2006, voltando aos pneus nacionais no último
ano de parceria, em 2007. Ao contrário da Fórmula 1, que trouxe emoção às
corridas com pneus de duração propositalmente limitada, a Stock buscou o
caminho inverso.
-
Solicitamos à empresa um tipo de pneu que consiga aguentar toda a duração de
uma corrida, sem uma queda brusca de performance. A categoria fará testes antes
do início da temporada para que as equipes possam entender melhor o funcionamento
dos pneus, e tudo será acompanhado pelos profissionais da Pirelli – esclarece
Maurício Slaviero, diretor geral da empresa que organiza a categoria.
A
temporada 2013 da Stock Car terá início no dia 3 de março, em Interlagos, São
Paulo.
